MADEIRA Meteorologia

PAN Madeira propõe abertura de posto da AIMA na Região

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
28 Abril 2025
13:59

O PAN Madeira reitera que “é fundamental que se saiba quem são os imigrantes que vêm para a Região, de onde vêm, em que condições vivem e em que moldes exercem a sua atividade laboral na Região Autónoma da Madeira”.

O partido, em comunicado, alerta para o surgimento de vários relatos preocupantes de que muitos destes imigrantes recebem salários bastante abaixo do mínimo legalmente estabelecido e vivem em condições desumanas, muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade. Contudo, não existem dados oficiais concretos que permitam avaliar com rigor esta realidade, e o Governo Regional parece preferir ignorar esta problemática, deixando à margem os direitos humanos básicos.

Para o PAN Madeira, aquilo que está verdadeiramente em causa são os direitos humanos destas pessoas. Como refere Válter Ramos, vice porta-voz do PAN Madeira, “a proteção da dignidade humana deve ser inegociável em qualquer sociedade que se diga democrática; fechar os olhos às condições em que vivem e trabalham muitos imigrantes na Madeira é compactuar com a injustiça.”

Perante este cenário, o PAN Madeira propõe a abertura de um posto da Agência para a Imigração e Mobilidade (AIMA) na Região Autónoma da Madeira, permitindo um acompanhamento mais próximo e eficaz da situação dos imigrantes. Defende ainda que seja implementado um controlo sério e organizado das chegadas ao Aeroporto Internacional da Madeira, de forma a melhor compreender o percurso que estas pessoas realizam na nossa região e garantir que os seus direitos sejam garantidos assim como também os deveres.

A Madeira tem a responsabilidade de se afirmar como uma terra de oportunidades e de respeito, não como um território onde a exploração e a falta de dignidade se tornem normalizadas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas