MADEIRA Meteorologia

PAN Madeira defende o respeito e valorização dos jardins e dos espaços verdes

Data de publicação
21 Maio 2024
11:37

O PAN Madeira, através da candidatura “Força da Natureza”, encabeçada por Mónica Freitas.

O Partido PAN - Pessoas, Animais, Natureza, chama “a atenção para a necessidade de manutenção dos nossos jardins, que não podem ser deixados ao abandono. A região, nas décadas passadas, era o epítome da jardinagem e do respeito à natureza na Europa, recebendo turismo direcionado especificamente para esse setor. Atualmente a secundarização da floricultura e do acompanhamento, no tempo, das técnicas e tendências, levou a que os nossos jardins e espaços verdes não sejam o que já foram em tempos. Muitos estão secos com infestantes, com horas de trabalho a retirar erva, sob sol direto e com uma gigante resistência a técnicas modernas, menos intrusivas e onde o natural seja respeitado”, é referido em comunicado às redações.

“ Temos imenso a aprender com o que se faz por aí fora no setor dos jardins, especialmente quando esse é dos principais cartazes da região. Aliás, o facto de a jardinagem ser um elemento indissociável da cultura madeirense e o facto ainda de estar ligado à Festa da Flor merece, quanto a nós, o óbvio investimento, acompanhamento e criação de um corpo sensível e orientado para o efeito. O PAN enquanto partido progressista e com visão de futuro, defende a capacitação das pessoas para a jardinagem, melhorando a qualidade de vida dos residentes e desempenhando um grande papel na mitigação das alterações climáticas”, afirmou a deputada do PAN Madeira, Mónica Freitas.

“O PAN Madeira defende a criação de um código de boas práticas em articulação concertada com as construtoras e com as equipas de espaços verdes, garantindo um parecer técnico e especialista no cuidado aos jardins e às raízes das árvores intervencionadas durante obras, evitando males posteriores. Comprometemo-nos também com a criação de um catálogo regional de referenciação botânica, com intervenção da comunidade, ajudando a identificar e preservar espécimes que de outra forma poderiam ser destruídos. Entre várias outras medidas que convidamos a conhecer no nosso Programa, defendemos ainda a obrigatoriedade de que as intervenções em jardins sejam acompanhadas por um elemento com comprovada formação/experiência no ramo do paisagismo e jardinagem.

O PAN Madeira está comprometido os jardins e espaços verdes da Região e precisa de mais força para levar as suas propostas ao parlamento”, é explicado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas