MADEIRA Meteorologia

PAN discutiu a aqualcultura, sustentabilidade e a transição energética com o secretário regional da Economia, Mar e Pescas

Data de publicação
18 Janeiro 2024
10:09

O partido Pessoas-Animais-Natureza reuniu, esta manhã, com o secretário regional da Economia, Mar e Pescas, para partilhar e discutir diversos pontos que considera de interesse para a Região.

Entre estes estive a questão da aquacultura, com particular destaque para o ponto atual da situação ao nível do impacto ambiental.

Sobre esta matéria, o partido quis inteirar-se das medidas e projetos pensados a nível de gestão do mar, que promovam a sustentabilidade, a preservação das espécies e a manutenção das zonas protegidas.

Por seu turno, para além da aposta na transição energética, foi ainda apresentado alguns projetos, como a Escola Azul, que aposta na sensibilização e envolvência dos jovens para as questões do mar, a limpeza das praias e a necessidade de redução do lixo marinho.

O PAN considera ainda ser essencial haver uma participação ativa por parte das diferentes gerações para um futuro mais sustentável e que passa pela necessária e urgente redução do lixo marinho e pela contínua investigação, nomeadamente da existência dos microplasticos e os cuidados na nossa alimentação.

“Para o PAN é essencial garantir a preservação das espécies, com regras mais restritas e medidas penalizadoras à pesca ilegal. É também essencial o investimento na promoção da modernização da frota de pesca e utilização de materiais menos prejudiciais ao ambiente. A medida prevista para renovação da frota de pesca, com menos e melhores embarcações é uma aposta positiva neste caminho que se pretende trilhar”, referiu a deputada do PAN, Mónica Freitas.

O partido aproveitou a ocasião para fazer um levantamento face à situação do cais do Paúl do Mar, considerando que tinha sido enviado pela representação parlamentar um pedido de esclarecimento à APRAM sobre o mesmo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas