MADEIRA Meteorologia

PAN denuncia desinvestimento ambiental e exige reforço do orçamento

Data de publicação
14 Março 2025
18:46

O PAN Madeira considera que a Região tem assistido a um “desinvestimento chocante na proteção ambiental”, apontando uma redução de 89% da despesa pública nesta área na última década. Em comunicado, o partido realça dados divulgados em 2023, que indicam que a “Administração Regional destinou apenas 10,2 milhões de euros para o ambiente”, um valor que o PAN classifica de “irrisório face aos desafios climáticos”.

“O PAN defende um reforço do orçamento para a conservação da natureza e biodiversidade, garantindo fundos adequados para a preservação dos ecossistemas únicos da Região. A criação de um Plano de Recuperação Ambiental, financiado pelo Orçamento Regional e fundos europeus, para combater os impactos do desinvestimento na última década. O reforço da fiscalização ambiental, assegurando que crimes ambientais e práticas prejudiciais aos ecossistemas sejam devidamente controlados e sancionados. É também essencial implementar um mecanismo de monitorização e transparência sobre os investimentos públicos nesta área, garantindo que o ambiente seja uma prioridade real”, aponta o partido numa nota enviada às redações.

”A crise climática exige decisões políticas responsáveis e investimento sério. É urgente redefinir prioridades e garantir a preservação e conservação da natureza”, afirmou a cabeça-de-lista Mónica Freitas, citada na mesma nota.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas