MADEIRA Meteorologia

PAN defende medidas concretas de apoio à habitação

Data de publicação
21 Abril 2025
15:08

No âmbito das Eleições Legislativas Nacionais de 2025, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza, sob o lema Madeira, a nossa causa’, reafirma o seu compromisso com a defesa de soluções concretas para o grave problema da habitação que afeta milhares de famílias, também na Região Autónoma da Madeira.

Num momento em que o acesso à habitação condigna se torna cada vez mais difícil, o PAN propõe uma revisão urgente e profunda do Programa Porta 65, com o objetivo de aumentar os valores de renda máxima elegíveis, reforçar substancialmente a respetiva dotação orçamental e alargar o apoio às despesas iniciais que muitas vezes são um entrave à autonomização dos jovens, como cauções e primeiras rendas.

Simultaneamente, o partido defende a implementação de medidas fiscais que incentivem verdadeiramente o arrendamento acessível, nomeadamente a redução significativa do IRS aplicado aos senhorios que pratiquem rendas abaixo dos valores de mercado e que atualizem os valores de arrendamento abaixo da inflação.

“Porque todas as famílias merecem apoio num momento de enorme pressão económica, o PAN propõe ainda que os gastos com a prestação de crédito à habitação passem a ser dedutíveis em sede de IRS, promovendo assim uma maior justiça fiscal e aliviando o esforço das famílias que enfrentam mensalmente pesadas responsabilidades com a casa onde vivem”, realça, num comunicado enviado às redações.

Válter Ramos, candidato do PAN Madeira às eleições legislativas nacionais, sublinha: “A habitação é um direito, não um luxo. E é inaceitável que tantos madeirenses continuem a viver em situação de enorme precariedade habitacional. Estas eleições são uma oportunidade para levarmos para a Assembleia da República a voz de quem exige medidas justas, concretas e eficazes para garantir o acesso à habitação.”

Com estas propostas, o PAN reafirma a sua visão de uma política centrada nas pessoas, onde o direito à habitação se concretiza com dignidade e responsabilidade social.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas