MADEIRA Meteorologia

PAN alerta para a importância de votar

Data de publicação
10 Maio 2025
16:09

A candidatura do PAN Madeira às Eleições Legislativas Nacionais do próximo dia 18 de maio, sobre o mote “Madeira: A nossa Causa”, apela a que todos/as os/as madeirenses e porto-santenses que vão votar. Atendendo que amanhã, dia 11 de maio estarão abertas as mesas de voto antecipado e em mobilidade, o partido PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA alerta em nota de imprensa para a importância do combate à abstenção e de todas as pessoas exercerem o seu direito ao voto.

“Estiveram abertas as inscrições para o voto antecipado e em mobilidade de 4 a 8 de maio, sendo um processo simples, de inscrição rápida e online. São várias as pessoas que se mobilizaram para estar nas mesas de voto no próximo dia 11 de maio e por isso é crucial reconhecermos a importância do direito ao voto e de exercermos um dever que custou a muitos conquistar. O voto é o poder que a população tem de decidir sobre o seu futuro e escolher as pessoas que querem que as represente na Assembleia da República. Independentemente de se identificarem partidariamente ou não, a abstenção não é solução e só contribui para manter os mesmos no centro do poder”, refere Válter Ramos, cabeça-de-lista pelo círculo da Madeira

Para o partido PESSOAS-ANIMAIS-NATUREZA é preciso apostar na literacia política sobretudo nas escolas, de forma a que os jovens saibam reconhecer os diferentes tipos de eleições, como funcionam os círculos e a aplicação do método de hondt. Também em termos gerais é crucial a aposta na desburocratização do processo eleitoral, rever o método de financiamento dos partidos e promover medidas que garantam maior imparcialidade e transparência durante os períodos eleitorais.

O partido tem apostado nas redes sociais para informar a população sobre os seus direitos, divulgando projetos individuais e coletivos que promovam a literacia política e assumindo o compromisso de continuar na luta pela credibilização da política e a dignificação das instituições.

A mandatária da candidatura Mónica Freitas exerce amanhã o voto antecipado, na Câmara Municipal de Santa Cruz pelas dez da manhã como forma de demonstrar que é possível exercer o seu direito ainda que as pessoas não se encontrem na Região no próximo dia 18.

“Defendemos ainda que é fundamental que o mesmo seja aplicado às eleições legislativas regionais, permitindo a todos/as os/as madeirenses o direito ao voto de forma antecipada e em mobilidade.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas