MADEIRA Meteorologia

Palácio de São Lourenço assinala o Dia Internacional dos Museus

Data de publicação
17 Maio 2024
14:55

O Palácio de São Lourenço associa-se novamente à celebração do Dia Internacional dos Museus.

Não sendo um museu mas uma “coleção visitável”, este Palácio está aberto ao público desde 1995, em paralelo com os atos oficiais que aqui têm lugar enquanto Residência Oficial do Representante da República, procurando acompanhar as boas práticas museológicas.

O tema de 2024, ‘Museus para a Educação e Investigação’, foi transversal aos eventos culturais acolhidos no Palácio entre o Dia Internacional dos Monumentos (18 de abril) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), especialmente dedicados à educação e investigação.

Tendo por base a pesquisa sobre um período histórico a partir do Palácio de São Lourenço, realizaram-se em abril e maio colóquios e um ‘baile Oitocentista’ protagonizado por alunos de várias expressões artísticas do Conservatório - teatro, música, dança - no âmbito do projeto do Grupo Informal de Jovens Hisculart ‘Empreendedorismo Multidisciplinar de Jovens Artistas – Uma experiência imersiva nos eventos sociais da Madeira Romântica’.

Ainda subordinadas ao tema ‘Museus para a Educação e Investigação’, a Área Museológica do Palácio de São Lourenço-Gabinete do Representante da República antecipa esta efeméride promovendo nos dias16 e 17 de maio, pelas 15h00, as visitas orientadas ‘Há 50 anos no Palácio’ destinadas ao público jovem (alunos do 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário), visando despertar o seu interesse para múltiplas vertentes a explorar em vários períodos, entre os quais se destaca o 25 de abril do qual se celebram 50 anos, e concretamente o Palácio de São Lourenço nos eventos de 1974 e na transição para a democracia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas