Rui Caetano, líder do grupo parlamentar do PS diz que José Manuel Rodrigues pactuou com a ditadura da maioria e teme o que será o desempenho do presidente da Mesa naquela que é a derradeira sessão legislativa da atual legislatura.
Em causa está o prolongamento do PAOD, que aconteceu com os votos favoráveis da maioria, quando Higino Teles se preparava para subir ao palanque, a mesma maioria que na semana passada reprovou igual prerrogativa, quando em causa estava uma intervenção da socialista Tânia Freitas. Rui Caetano disse então a José Manuel Rodrigues, que ao submeter a votos, face a uma maioria absoluta que junta PSD e CDS, "deixou acontecer a ditadura da maioria", e disse mesmo que "neste último ano, de eleições, temos que o presidente da Assembleia Regional deixe de o ser por outros interesses".
"Sou presidente de todos os deputados"
"Sou presidente de todos os deputados", disse José Manuel Rodrigues, que não apreciou as palavras do socialista e depois de lembrar que a Mesa é pluripartidária e que cumpriu o regimento, clamou que "sou presidente de todos os deputados e a minha postura indica isso mesmo. Se está preocupado com outras situações, não me compete analisar".
David Spranger