MADEIRA Meteorologia

Operacionais do SANAS testam capacidades em formação prática nas tripulações da Cruz Vermelha

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
05 Fevereiro 2024
18:59

A partir deste mês é bem possível que possamos ver um elemento do SANAS integrado numa tripulação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), em operações de socorro ao nível pré-hospitalar, em qualquer lugar da Madeira.

Fevereiro marcou o início de uma nova fase na preparação técnica dos tripulantes de embarcação salva-vidas do SANAS Madeira, instituição que se dedica ao socorro no mar. A bordo das ambulâncias de socorro da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira -, os operacionais que constituem as tripulações “têm a oportunidade de renovar os conhecimentos adquiridos, de manter a agilidade de pensamento ao enfrentar situações que carecem de destreza mental e, acima de tudo, estarem ativos na emergência pré-hospitalar”, começou por revelar Ângelo Abreu, Comandante Operacional do SANAS Madeira.

O responsável da instituição confidenciou que “era algo” que fazia “muita falta” e que sempre foi identificado como “imprescindível na missão” que a instituição tem. Depois de cumpridos os cursos, “os tripulantes utilizavam os conhecimentos maioritariamente nas sessões de treino, mas, agora, graças à preciosa colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa”, vão “manter e aprofundar os seus conhecimentos numa base diária”.

Uma estratégia que garante, segundo Ângelo Abreu, “uma qualidade homogénea na emergência pré-hospitalar” da Madeira, nunca visto em contexto de socorro, exceto quanto em grandes desastres ou situações de formação, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas