MADEIRA Meteorologia

Ondas podem chegar aos 12,5 metros entre sexta e sábado na Madeira

Data de publicação
10 Dezembro 2025
8:40

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários avisos para o arquipélago da Madeira relativos a agitação marítima e vento forte entre sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de dezembro.

Na costa norte da Madeira, o mar começa sob aviso amarelo esta sexta-feira, entre as 06h00 e as 14h00, com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros. A partir das 14h00 e até às 07h00 de sábado, o aviso sobe para laranja, prevendo-se ondulação de 5 a 6,5 metros, podendo atingir 12,5 metros de altura máxima.

O vento na costa norte motiva igualmente um aviso amarelo entre as 03h00 de sexta e as 07h00 de sábado, com rajadas de norte que podem chegar aos 80 km/h.

Nas regiões montanhosas, o IPMA mantém o aviso amarelo para vento no mesmo período, mas com rajadas mais intensas, até 110 km/h.

Na costa sul, o aviso amarelo para vento abrange os extremos leste e oeste, também entre as 03h00 de sexta e as 07h00 de sábado, com rajadas até 80 km/h.

O Porto Santo apresenta o mesmo quadro marítimo da costa norte da Madeira, com aviso amarelo para ondulação entre as 06h00 e as 14h00 de sexta, com ondas de 4 a 5 metros, seguido de aviso laranja até às 07h00 de sábado, quando a ondulação poderá oscilar entre 5 e 6,5 metros, com altura máxima potencial de 12,5 metros. O vento estará igualmente sob aviso amarelo, com rajadas até 80 km/h.

As autoridades recomendam especial prudência junto à orla costeira e nas zonas expostas ao vento, sobretudo entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, quando se prevê a fase mais crítica da agitação marítima. A capitania do Porto do Funchal prolongou ontem o aviso de agitação marítima forte para o arquipélago da Madeira até às 18h00 desta quarta-feira, um alerta que deverá ser alargado tendo em conta a mais recente atualização do IPMA.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas