MADEIRA Meteorologia

Oficiais de justiça em manifestação falam em “exaustão emocional tremenda”

Data de publicação
17 Fevereiro 2024
15:17

As manifestações dos oficiais de justiça estão a se propagar por todo o País e a Madeira não ficou de fora.

A “exaustão emocional” dos profissionais resultou na realização de vários protestos que decorrem, em simultâneo, em Lisboa, Porto, Faro e nos arquipélagos.

Em frente ao Palácio de Justiça estão, por esta altura, cerca de três dezenas de pessoas a reivindicar um conjunto de “promessas” que ficam por cumprir há já mais de um quarto de século, mormente melhores salários e condições de trabalho.

À vista saltam as camisolas, vestidas por todos os presentes, com a frase: ‘Justiça para quem nela trabalha”.

Em declarações ao JM, António Albuquerque, oficial de justiça, referiu que o objetivo é fazer o Governo, “seja este ou o próximo”, olhar com atenção para as carreiras de justiça e valorizá-las.

“Há um quarto de século que o estatuto não é revisto”, disse, acrescentando que há efetivos “altamente envelhecidos”, a par de um terço de elementos em vias de aposentamento. Ademais, frisou a tabela salarial sem revisão e a falta de interesse em ingressar na carreira.

“Há quem trabalhe 17 horas sem receber um tostão”, sublinhou. A este respeito, indica que o governo tem feito “palavras moucas” às inúmeras revindicações que se espalham por vários cantos do País.

“Só lhes interessa números e estatísticas”, asseverou.

“Está cada vez mais difícil sustentar esta máquina à tona de água. Temos 1.600 oficiais de justiça no país. Aqui, na Madeira, temos 143 e precisávamos de, pelo menos, mais 20”, acrescentou.

Neste âmbito, António Albuquerque questionou “como é possível um serviço que sustenta o estado de serviço democrático” ser levado assim ao “arrasto”, tendo em conta que “há uma exaustão emocional tremenda” que se abate sob os oficiais de justiça.

“O governo não reconhece, não requalifica e maltrata mesmo esta carreira”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas