"O respeito pela diferença é a chave para aceitarmos a igualdade, seja de género, de religião, de orientação sexual ou de qualquer outro aspeto". Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava iniciou a celebração do Dia Municipal para a Igualdade, realizada esta tarde na Biblioteca Municipal.
Ricardo Nascimento recordou que a igualdade "é um valor fundamental que desempenha um papel crucial na nossa sociedade, sobretudo se pensarmos que vivemos numa ilha, um lugar geograficamente isolado, onde é preciso quebrar barreiras e abrir a mente à diferença".
Falando para uma plateia de seniores e jovens estudantes, destacou a necessidade de implementar programas educacionais nas escolas, campanhas de sensibilização e eventos públicos que celebrem a diversidade, já que "cada pessoa é livre de viver fora dos padrões tradicionais impostos pela sociedade". Terminou recordando as palavras de Augusto Cury, professor e psiquiatra brasileiro: "O sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças".
Paulo Spínola foi o principal orador deste encontro. O presidente da Opus Gay Madeira salientou a igualdade da sociedade para todos os seus membros, com particular destaque para a exploração das complexidades de género, desigualdades e conquistas alcançadas por homens e mulheres, não esquecendo as configurações familiares contemporâneas e as diferenças notáveis entre os sexos nos âmbitos profissional e pessoal.
Abordou a questão da linguagem inclusiva, cujo propósito é assegurar que todos, independentemente de género ou orientação sexual, se sintam plenamente integrados na sociedade e nas conversas que a circundam. Deixou claro que a questão da igualdade é um processo gradual que deve ser construída diariamente.
Esta atividade inclusiva reuniu alunos do Centro Cívico do Campanário, da Universidade Sénior da Ribeira Brava e da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, onde pessoas de diferentes faixas etárias e percursos educativos se juntaram para debater o tema.