O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, está de visita oficial aos Açores, com o objetivo de reforçar a cooperação institucional entre as duas regiões no domínio agrícola e das pescas.
Trata-se de uma visita de três dias a três ilhas daquele arquipélago onde, além de encontros com associações e empresas privadas o responsável madeirense irá reunir-se com dois governantes bem como o presidente da Assembleia.
Em carteira leva vários assuntos comuns aos interesses da Região com vista ao desenvolvimento económico do setor, nomeadamente no que diz respeito à defesa do pacote financeiro europeu atribuído às Regiões Ultraperiféricas e à maneira como este é gerido pelo Estado-membro, de acordo com uma nota da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.
A visita, que começa hoje, inclui passagens pelas ilhas de São Miguel, Faial e Terceira, e conta com um vasto programa de reuniões, visitas e encontros com entidades públicas bem como deslocações a várias empresas do setor.
Hoje, no Faial, Nuno Maciel será recebido pelo seu homólogo, o secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, num dia onde também se encontra com o presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia, e com o secretário regional do Mar e das Pescas, Mário Pinho.
Já amanhã, quarta-feira, e na ilha do Faial, o responsável madeirense visita a FRUTER - Cooperativa de Hortofruticultores da Ilha Terceira que se dedica à produção, comercialização e valorização de frutas e produtos hortícolas apoiando os agricultores locais através do escoamento de produções. Neste dia faz parte da agenda uma visita ao Centro de Biotecnologia dos Açores, uma unidade de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sediada na Universidade dos Açores.
Na quinta-feira, em São Miguel, Nuno Maciel manterá contactos com várias entidades do setor, entre as quais a Boa Fruta, que se dedica à produção, transformação e comercialização de frutas e produtos derivados, a Lactaçores, empresa do setor agroalimentar dos Açores, responsável pela comercialização e distribuição dos produtos lácteos a Federação Agrícola dos Açores e a FRUTAÇOR, Cooperativa Frutícola da Ilha de São Miguel. O dia inclui ainda uma visita a uma exploração apícola.