Em número recorde, 1.225 voluntários de diversas entidades públicas e privadas, participaram numa campanha de limpeza do Funchal, no dia 22 de outubro, e recolheram cerca de 6,3 toneladas de resíduos em toda a cidade.
Os prémios e certificados da campanha de limpeza ‘Clean Up the World – Limpar o Funchal do Mar à Serra’ foram entregues hoje, pela vereador do Ambiente Paula Jardim Duarte, em cerimónia realizada na Câmara Municipal do Funchal.
O evento marcou o encerramento da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2025, que decorreu sob o lema ‘Liga o Valor Desliga o Resíduo!’.
A autarca reconheceu o esforço da comunidade na campanha de limpeza, iniciativa que reforça a componente pedagógica e a continuidade das ações de educação ambiental da CMF.
Além dos certificados de participação, foram ainda entregues os prémios aos vencedores do 4.º Desafio de Expressão Plástica associado à iniciativa, que contou com a participação de 18 instituições.
Neste contexto, Paula Jardim Duarte destacou que a criatividade não tem limites. Segundo ela, o desafio de transformar o que é considerado lixo em verdadeira arte mostrou, não só o imenso talento, mas também a elevadíssima consciência ambiental dos jovens e participantes.
Fez também um apelo direto aos munícipes no sentido do compromisso de todos para uma melhor limpeza do Funchal, lembrando ainda a importância das escolas, entidades públicas e privadas.
De acordo com um comunicado da CMF, foram dinamizadas diversas iniciativas durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (24 a 28 de novembro), promovendo a gestão sustentável de recursos e práticas ambientalmente responsáveis, reiterando o seu compromisso com a educação e a sensibilização ambiental.