Mafalda Gonçalves, deputada do PS Madeira, afirmou hoje, em conferência de imprensa que "a nova pobreza envergonhada na Madeira é a classe média", considerando que são "cada vez mais" estas famílias "que recorrem a instituições de cariz social a pedir apoios, porque se encontram em situações aflitivas".
"São famílias que trabalham, que têm o seu ordenado, mas que não conseguem fazer face às suas despesas no dia a dia", sustenta deputada, sublinhando que "é a classe média que é sempre chamada a pagar impostos, mas é a classe média que fica sempre fora dos apoios".
Para Mafalda Gonçalves, "é sintomático da política de governação de todos estes anos de PPD, uma classe média cada vez mais empobrecida" e que o Governo Regional tem folga orçamental e deveria devolver parte desses impostos às famílias para fazer face ao aumento do custo de vida.
"Ao invés disso, o Governo Regional opta por carregar mais nos impostos, através do aumento do ISP, como foi anunciado", sublinhou.
O PS Madeira acusa assim o executivo regional de "falta de respostas" à classe média "num ano em que estão previstos serem arrecadados mais de mil milhões de euros em impostos".
Iolanda Chaves