MADEIRA Meteorologia

Nota de pesar do representante da República recorda D. Teodoro como “um dos grandes especialistas nos lugares bíblicos da Terra Santa”

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
23 Agosto 2025
21:47

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, manifestou hoje “o seu enorme pesar pelo falecimento do bispo emérito do Funchal, D. Teodoro de Faria.

Nascido no Funchal há 95 anos, D. Teodoro foi Bispo da Diocese do Funchal entre 1982 e 2006, data em que solicitou ao Papa a sua resignação por motivos de idade.

“Além do mérito do seu trabalho pastoral como bispo, desenvolvido numa época em que a igreja e a sociedade madeirense enfrentaram grandes transformações e desafios, D. Teodoro de Faria destacou-se sempre, desde a sua estadia em Roma, como um profundo estudioso das Sagradas Escrituras, e deixa publicada uma obra extensa e valiosa de sobre temas bíblicos, num labor bibliográfico que manteve até o final da vida, a par da produção de artigos sobre temas religiosos na comunicação social escrita regional”, escreve o comunicado do Palácio de São Lourenço.

“Homem de fé e de cultura, era internacionalmente reconhecido como um dos grandes especialistas nos lugares bíblicos da Terra Santa, aos quais guiou dezenas de visitas de grupos de crentes, que puderam partilhar dos seus enormes conhecimentos”, refere a mesma nota.

“Reuniu, ao longo da sua vida e das suas viagens, uma notável e valiosa coleção de ícones religiosos, a qual fez questão de disponibilizar à comunidade cristã através da sua doação ao Museu da Arte Sacra do Funchal”, recorda.

A comunicação do representante da República lembra ainda que, em 2008, D. Teodoro de Faria foi condecorado pelo Presidente da República com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

“Neste momento de dor para todos os católicos da Madeira, vem o representante da República apresentar, através da Diocese de Funchal, as mais sentidas condolências”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas