Os Nómadas Digitais, através do projeto social, 'MFICA' Madeira Friends, visitaram o centro de saúde de São João de Deus, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, e levaram com eles um presente artístico.
Segundo disseram ao JM, tratou-se de uma prenda de "alento, positividade e força em jeito de aplauso e agradecimento a todos os profissionais de saúde que lá trabalham".
Dizem ter sido recebidos "de braços abertos por dezenas de pessoas", entre elas o diretor da instituição, Eduardo Lemos, colaboradores, pacientes e voluntários.
Foi uma oportunidade para os nómadas digitais se inteirarem mais sobre a dinâmica da instituição e trabalho desenvolvido na região à cerca de 100 anos. Um dos visitantes trabalha para uma multinacional americana na área da saúde mental, tendo sido esta uma importante interação e partilha de experiência entre todos.
Através de um leque vibrante de cores alegres e formas arrojadas, Tiago Rodrigues, artista do Timeq_one, criou juntamente com os Madeira Friends e os Digital Nomads, uma instalação de arte com o título 'FLOURISHING' que foi feita ao vivo no maior evento de mindfulness do mundo, Wanderlust que teve a sua primeira edição na Madeira durante o fim-de-semana passado.
"Quando arte e saúde mental se encontram, a história do artista e a própria arte podem servir como uma ferramenta poderosa para aumentar o impacto sobre tópicos que às vezes são esquecidos, estigmatizados ou incompreendidos e dar voz e foco à saúde mental, trauma, processo de reabilitação e cura", destacam os Nómadas Digitais.
A palavra "FLOURISHING" é usada em psicologia e representa bons sentimentos, ser positivo, e também a capacidade para emoções positivas, e o envolvimento com o mundo exterior. Nesta obra de arte, pode ver-se ainda um crescimento positivo, agradável, orgânico e próspero das suas peças. Daí, a palavra "FLOURISHING" ao centro em branco, incorporada no meio de elementos florais abstratos e coloridos ao seu redor.
Este trabalho ficará exposto na casa de saúde de São João de Deus, no Funchal. A iniciativa envolveu pessoas de vários grupos sociais, desde madeirenses a nómadas digitais a artistas locais, que é o objetivo dos Madeira Friends: a integração de todos na ilha.
Iolanda Chaves