MADEIRA Meteorologia

Nómadas digitais voltam a plantar árvores nas Fontainhas

Data de publicação
14 Abril 2024
9:41

Na passada sexta-feira, um conjunto de nómadas digitais e estrangeiros a residir na Madeira voltaram a plantar árvores na zona das Fontainhas, num esforço coletivo de “dar de volta à ilha”, conforme refere um comunicado de imprensa.

Assinale-se que esta ação arrancou em janeiro, resultante de uma campanha de angariação de fundos após os incêndios florestais de 2023 e que, até o momento, foram plantadas cerca de 550 árvores, em três ocasiões diferentes.

“Uma vez que o calor já chegou, a ideia é continuar este trabalho e ajudar na manutenção das árvores plantadas e visitar o terreno regularmente também para ajudar na sua limpeza”, acrescenta a mesma nota.

Refira-se que a ação ambiental, dinamizada pela associação Madeira Friends contou com o apoio de alguns parceiros locais, nomeadamente Greener Act, Regaterra, Ageas seguros, VMT Madeira, VIP RC Transports, Prediclub e Startup Madeira.

“O grupo está muito feliz e com sentido de dever cumprido, por todo o apoio prestado no terreno pelos seus parceiros e agradecem a todos os que apoiaram e àqueles que disponibilizaram o seu tempo e sujaram as suas mãos também”, pode ler-se.

Testemunhos de alguns participantes, locais e estrangeiros:

“Adoro esta atividade e é inspirador ver esta comunidade a unir-se a favor da Terra. Todos nós amamos a Madeira e a sua natureza, e é um privilégio poder retribuir à comunidade e ao meio ambiente”. - Maria Stenstrom, Suíça

“Viemos porque é importante contribuir para abater a nossa pegada de carbono e participar ativamente na reflorestação das nossas serras”. - André Nóbrega, Startup Madeira

“É importante plantar árvores, pois há uma grande quantidade de dióxido de carbono libertado todos os dias, e precisamos de oxigénio para a vida. Portanto, é uma causa de extremamente importante.” - Mahdi Hlewi, Tunísia“Alinhámos nesta iniciativa da Greener Act e dos Madeira Friends porque a plantação de árvores, tanto aqui na região quanto em todo o mundo, é uma forma crucial de contribuir para a comunidade. Ao aliarmo-nos à comunidade de nómadas e dos Madeira Friends, bem como a Greener Act, uma startup focada na sustentabilidade, estamos a cumprir o propósito da Startup Madeira de unir cada vez mais pessoas para um impacto maior”. - Ricardo Gonçalves, Startup Madeira

O ‘Madeira Friends’ é um projeto focado na integração de estrangeiros na sociedade madeirense, principalmente trabalhadores remotos e o objetivo é conectá-los com os locais. Muito do seu trabalho passa por encontrar e criar formas de promover sinergias entre a comunidade internacional e local, tais como o desenvolvimento de ações de responsabilidade social como esta.

Desde o início do ano, a associação já conta com mais de 3 mil participantes em cerca de 100 eventos e atividades na Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas