A tradicional Noite do Mercado volta a ser um dos momentos altos do Natal no Funchal, com animação que se estende pelas ruas da cidade e celebra as tradições madeirenses. Em declarações ao JM, Isabel Brazão diretora do Departamento de Economia, Turismo e Mercados da Câmara Municipal do Funchal afirma que “a noite do mercado é nossa, mas também se proporciona aos nossos visitantes, sejam eles nacionais ou estrangeiros”.
O evento, marcado para o dia 23 de dezembro, promete uma noite recheada de animação, com grupos musicais itinerantes a percorrer as ruas circundantes ao mercado a partir das 19h. Segundo Isabel Brazão, “temos de facto uma noite muito recheada em termos de participação de grupos de animação, nomeadamente grupos de animação tradicional”. A tradição continua com os cânticos de Natal na praça do peixe, às 23h, que já se tornaram um marco no calendário festivo da cidade.
Além do mercado central, o Mercado da Penteada também terá programação própria, com animação a partir das 17h. O evento inclui ainda momentos mais contemporâneos, com o DJ Seal a animar a noite até às 4 da manhã, convidando residentes e turistas a desfrutar da festa de forma consciente: “Apelamos a toda a gente que nos visite na noite do mercado, com contenção obviamente, mas que consumam aquilo que é tradicional e que se divirtam muito”.
A Câmara Municipal do Funchal destaca ainda a promoção de artistas regionais, garantindo que a cultura local esteja no centro das celebrações. “Damos primazia aos nossos artistas regionais e temos muita qualidade aqui”, afirmou.
Os presépios ecológicos, expostos desde 4 de dezembro até 6 de janeiro, são outro destaque, combinando tradição e sustentabilidade: “Com a utilização de materiais reciclados conseguimos reproduzir o tão tradicional presépio de Natal da Madeira”, explica. Estes presépios podem ser visitados nos espaços do concelho e em instituições locais, incluindo escolas, sendo uma oportunidade de envolver a comunidade e as famílias na época festiva.
O Natal no Funchal inclui também tradicionais Missas do Parto, confeção de bolos de mel e broas, e a distribuição do popular Bolo Rei, que será servido na Aldeia de Natal no dia 6 de dezembro. “Convido todos a estarem presentes, para comerem o Bolo Rei e comemorarem connosco as festas de Natal”, reforçou Isabel Brazão.
A diretora sublinhou que a Noite do Mercado tem inspirado outros concelhos: “A nossa famosa noite do mercado deu um mote e um bom exemplo para que os outros concelhos promovam as suas noites do mercado”.
A diversidade de eventos natalícios permite aos visitantes e residentes escolher entre várias opções de animação, consolidando o Funchal como um destino de referência durante esta época festiva.