MADEIRA Meteorologia

“Ninguém é farto se não do seu semeado!”

Data de publicação
24 Fevereiro 2024
15:29

Paulo Brito, coordenador do PPM Madeira, fez hoje alusão ao ditado popular “ninguém é farto se não do seu semeado”, para referir que “se não produzirmos, iremos ter que ir comprar fora e neste momento é o que a Europa, mais nomeadamente Bruxelas está a fazer aos pescadores madeirenses ao impor quotas de pescas e atribuindo umas migalhas e 25 euros diários”, o que considera ser “uma autêntica afronta a quem tem uma família para alimentar”.

“Impõe-se quota de pesca com a esculpa esfarrapada da proteção das espécies aos pescadores, mas ao mesmo tempo, os pescadores espanhóis e marroquinos vêm pescar às nossas águas territoriais”, critica o candidato à Assembleia da República, evidenciando que é nesse sentido que o PPM quer “proteger os agricultores e aumentar os preços pagos pela sua produção”, uma vez que “não se admite pagar a um agricultor 36 cêntimos por um quilo de bananas e quando chegamos às prateleiras das grandes distribuidoras alimentares esse valor sofre uma inflação de mais de 150% sobre o valor pago aos produtores”.

O candidato condena que “quem produz e trabalha de sol a sol ganhe umas migalhas”, havendo “grandes cadeias de distribuição alimentar com lucros a rondar semestralmente 400 milhões de euros”.

“Cabe ao governo chamar a si e regular os preços pagos ao agricultor e preços de venda ao público”, enfatiza Paulo Brito, recordando que o PPM já tinha referido que as medidas do IVA O% iriam ser “um fiasco”. “Os pequenos e médio agricultores foram os mais prejudicados e a grandes distribuidoras alimentares aproveitaram para uma vez mais encher os bolsos com lucros chorudos com desculpas esfarrapadas de uma guerra à porta da Europa”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas