O Clube Naval do Funchal (CNF) volta a promover mais uma edição do Naval Talks, um projeto que nasceu com o propósito de criar um espaço de partilha de conhecimento aberto a toda a comunidade. Com um foco abrangente — da saúde e bem-estar à prática desportiva e ao exercício físico — esta iniciativa, da responsabilidade de Raquel Gonçalves, tem-se afirmado como uma plataforma de literacia em saúde e inspiração para um estilo de vida equilibrado.
Esta edição de 2025 foi dedicada a um tema essencial, mas tantas vezes esquecido: o sono. Sob o mote “Sono: o treino invisível”, o encontro convidou a refletir sobre a importância do descanso na performance física, mental e emocional.
“Dormir bem é mais do que recuperar energias — é parte do treino, da saúde e da prevenção”, sublinha a organização.
Durante a sessão, especialistas e convidados partilharam perspetivas sobre como o sono influencia o rendimento, a recuperação e o equilíbrio de quem vive em constante desafio.
Carina Barros, técnica superior de diagnóstico e terapêutica em cardiopneumologia e técnica somnologista pela European Sleep Research Society; Hugo Simião, médico psiquiatra e somnologista pela European Sleep Research Society; João Carvalho, médico pneumologista com competência em Medicina do Sono pela Ordem dos Médicos; Nádia Abreu, atleta de crossfit e ‘co-owner’ da GetFit Madeira foram os oradores.
“Hoje vamos falar sobre algo tão universal quanto invisível. O sono — essa função biológica essencial que continua a ser uma das mais subestimadas da vida moderna. Dormir é o momento em que o cérebro arquiva o passado, prepara o futuro e repara o presente”, destaca a nota introdutória do evento, inspirada nas palavras de Matthew Walker.
Reconhecido pela European Sleep Research Society como um dos três pilares fundamentais da saúde, ao lado da nutrição e da atividade física, o sono é o único que continuamos a ignorar. A medicina do sono demonstra que nenhuma função do corpo é independente da qualidade do descanso — da regulação hormonal à imunidade, da memória ao humor, da concentração à tomada de decisão.
O Naval Talks regressa, assim, para reforçar a importância de olhar o corpo e a mente como um todo, inspirando a comunidade a adotar uma visão integrada da saúde e do desempenho.