O Governo Regional está atualmente a lançar o procedimento para a requalificação dos jardins do Museu do Romantismo, cuja abertura está prevista para o primeiro semestre de 2026.
De acordo com o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a obra do edifício “está concluída há muito tempo”, estando neste momento a ser implementado o projeto museológico. Paralelamente, decorrem vários processos de restauro das peças que integram o acervo do museu.
“Portanto, é um processo que está a decorrer com normalidade e eu julgo que talvez na primeira metade do próximo ano possamos abrir”, adiantou.
Eduardo Jesus explicou ainda que a intervenção nos jardins apresenta “algumas particularidades”, uma vez que certas espécies só podem ser plantadas em determinadas estações do ano — umas no outono, outras no inverno, na primavera e no verão. Por essa razão, a construção paisagística decorrerá de forma faseada, acompanhando o ciclo natural das plantas.
“Será um processo de construção ao longo do tempo, mas a previsão é a abertura do espaço no primeiro semestre de 2026”, concluiu.