O Museu da Baleia da Madeira disponibilizou recentemente o programa educativo para o ano letivo 2025/2026, composto por uma variedade de atividades concebidas para realizar, quer no Museu da Baleia da Madeira, quer nos estabelecimentos de ensino, alinhadas com a missão e os valores da Instituição e alicerçadas no Projeto Educativo: “Promover a construção do conhecimento, através da realização de ações baseadas no património cultural sobre a história da caça à baleia na Madeira e no património natural marinho, em particular sobre a diversidade de cetáceos no Arquipélago da Madeira, o mar e a sustentabilidade dos oceanos”.
“À semelhança dos anos anteriores, as propostas educativas contemplam para diferentes níveis de escolaridade, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, em articulação com as orientações curriculares. as visitas guiadas às exposições permanentes com atividade didática integrada oferecem várias opções, de carácter inovador, promovendo diferentes abordagens sobre as coleções museológicas”, refere o museu em nota de imprensa.
Para conhecer o Programa Educativo completo, pode seguir o seguinte endereço eletrónico: https://museudabaleia.org/images/pdf/Programaeducativo2025-2026-compactado.pdf
Na mesma nota, o museu destaca o projeto BaleiArte que alia a criatividade à educação ao explorar o património histórico-natural do MBM, reinventando-o através da arte. Para o presente ano letivo, a proposta incide sobre a representação de um texto literário que verse sobre o mar e o meio marinho, numa tela cedida pelo Museu da Baleia.
Pretende ser feita “uma reflexão sobre a dualidade de significados, entre as histórias contadas nos textos literários e a importância que devemos atribuir ao mar, como meio essencial para a vida na Terra. Para saber mais sobre este projeto, consulte o Documento de Orientação: https://shorturl.at/j3pRd”. Para mais informações pode consultar o site do Museu da Baleia ou as páginas disponíveis nas redes sociais ou ainda através de telefone.