Bom dia!
As atividades culturais e criativas representam uma aposta maior nos concelhos com menos população. Os dados mais recentes referem-se a 2024, quando as 11 Câmaras aplicaram 12,6 milhões de euros neste setor. O investimento por habitante é liderado pelo concelho de São Vicente, seguido pelo Porto Santo e a Ponta do Sol. Já o Funchal e Santa Cruz surgem no fim da lista.
Esta é a notícia que faz a manchete de hoje do seu JM, numa Primeira Página que destaca um Antes e Depois. O tempo em que os animais tinham palco. Leões, tigres, crocodilos e cavalos eram protagonistas involuntários nos espetáculos circenses. Artistas recordam como era atuar com animais e como reinventaram o guião.
ARM atualiza tarifas de água e resíduos e táxis contra autocarros no porto são outros assuntos de relevo nesta edição que aborda o ambiente. Proteção da biodiversidade com regras iguais. Novo programa de monitorização dos parques eólicos harmoniza métodos e reforça a participação pública na Rede Natura 2000.
Quanto à sinistralidade, já conta duas mortes nas estradas da Madeira.
Não perca também uma despedida. Morreu o escultor da forma feminina. Francisco Simões deixa obra em todo o País e uma marca cívica e artística na Região.
Tudo isto e muito mais no seu JM de hoje!
Bom dia! Bom fim de semana!