MADEIRA Meteorologia

Município de Santa Cruz reinaugura Mercado do Santo António da Serra após reabilitação de 1 ME

Data de publicação
16 Maio 2026
15:11

O Município de Santa Cruz inaugurou hoje a reabilitação do Mercado do Santo António da Serra, num investimento global de aproximadamente um milhão de euros que devolve à população um dos espaços mais emblemáticos da ruralidade madeirense e da identidade do concelho.

Segundo nota de imprensa, “a intervenção modernizou e requalificou integralmente o mercado, melhorando as condições de segurança, funcionalidade e conforto para comerciantes, produtores e visitantes, sem abdicar da autenticidade e do carácter tradicional que há décadas distinguem este ponto de encontro regional. Um dos elementos mais marcantes da obra é a nova cobertura tensionada solução arquitetónica contemporânea já utilizada pelo Município no Polidesportivo Filipe Mota, na Camacha que confere uma nova identidade visual ao espaço”.

O mercado conta agora com 67 espaços reorganizados e requalificados, dos quais 63 se encontram já ocupados, acolhendo atividades ligadas à produção hortícola e frutícola, mel, sidra, poncha, licores, flores, plantas, artesanato regional, carne, restauração e bebidas. Reconhecido como um dos mercados mais procurados da Madeira aos domingos, o Mercado do Santo assume uma forte componente identitária, económica e turística.

Durante a cerimónia, a presidente do Município, Élia Ascensão, sublinhou que a intervenção representa “um investimento nas pessoas, na economia local e na valorização da identidade rural do concelho”, reforçando “a aposta nas zonas altas, na agricultura local, nos pequenos produtores e na coesão territorial”.

Foi ainda anunciada a intenção de alargar progressivamente a atividade do mercado a outros dias da semana, começando pelos sábados, como uma estratégia de dinamizar a económica e o turismo da localidade.

O Município revelou também que o próximo equipamento a ser alvo de intervenção será o Mercado Municipal de Santa Cruz.

A cerimónia ficou marcada pela bênção do espaço requalificado, num momento simbólico que celebrou o mercado como lugar de encontro, trabalho, convivência e preservação da identidade local.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

O I Fórum Regional Erasmus+ pôs em evidência o papel que a Madeira tem tido na aplicação deste programa. Secretária regional exorta a mais candidaturas,...

Mais Lidas

Últimas