MADEIRA Meteorologia

MPT diz que estatuto dos bombeiros profissionais da RAM deve incluir os Bombeiros Voluntários

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Agosto 2022
16:14

"O Governo Regional da Madeira criou um grupo de trabalho para a elaboração do estatuto dos bombeiros profissionais da RAM", informa o MPT, que considera que esse estatuto deve abranger os bombeiros voluntários pois para trabalho igual, salário igual, especialmente se a formação for semelhante.

"As promoções nos bombeiros voluntários são dadas a quem tem formações específicas, e essas formações são fornecidas a indivíduos bem vistos pelas chefias, pelo que estas organizações são do estilo oligárquico, dominadas por uma espécie de "maçonaria", em que existem uns "queridinhos"/"pessoas de bem" e uns perseguidos (os que façam o que fizerem não têm direito a formações pelo que nunca sobem na carreira). O MPT espera que esta situação seja resolvida com a revisão dos estatutos, nomeadamente que seja feita uma distribuição mais democrática das formações, e que a nomeação de dirigentes seja mais transparente", assim expõem.

O partido da terra não entende por que razão o sindicato Nacional dos Bombeiros, que está por dentro da vida destes Homens e Mulheres bombeiros não foi convidado a integrar esta comissão.

No entanto, ressaltam, "verificamos que a Federação Regional dos Bombeiros faz parte desta comissão e sabemos que em nada vai contribuir para melhorar as carreiras dos bombeiros devido a serem os patrões das Associações Humanitárias de Bombeiros".

"Reiteramos que deve existir uma única carreira de Bombeiros, diagonalmente igual para todas as categorias sejam Sapadores, voluntários ou Municipais pelo que o MPT insta o Governo Regional a estabelecer a equitatividade na carreira de Bombeiro".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas