O Partido da Terra (MPT), apresentou uma proposta para aproximar os cidadãos da gestão pública local, através da criação de fóruns online nos sites oficiais das Juntas de Freguesia do Funchal. A ideia é permitir que qualquer freguês possa colocar publicamente sugestões, queixas ou ideias, de forma visível e moderada, promovendo o diálogo direto com os autarcas.
Segundo o MPT, este sistema permitirá aos moradores acompanhar os principais problemas da freguesia, apoiar causas de outros cidadãos e verificar se as juntas dão resposta. No final de cada mandato, qualquer pessoa poderá consultar o fórum para perceber o que foi feito, o que ficou por resolver e quais foram as justificações apresentadas.
“É uma forma simples e transparente de gerir a freguesia”, defende o partido, que sublinha a importância de temas como limpeza urbana, manutenção de ruas, transportes públicos, redes de água e apoio social estarem em debate público permanente.
A proposta é subscrita pelos candidatos do MPT às freguesias de São Pedro (Filipe de Jesus Borges Tavares), São Martinho (Ruben José Gonçalves Jardim) e Santo António (Mónica Marlene Fernandes Martins), com o apoio do candidato à Câmara Municipal do Funchal, Válter Rodrigues.