MADEIRA Meteorologia

Movimento Democrático de Mulheres em ação de contactos com trabalhadoras do comércio e serviços

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Março 2023
18:49

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Núcleo da Madeira do MDM - Movimento Democrático de Mulheres, esteve numa acção de contactos com várias trabalhadoras do comércio e serviços, na Avenida das Madalenas, na freguesia de Santo António.

Leia na íntegra a nota de imprensa do MDM:

"Nestes contactos foram ouvidas denúncias relacionadas com as "dificuldades que diariamente se agravam devido ao aumento do custo de vida; o desespero que muitas famílias vão sentido com o aumento das taxas de juros sobre o crédito da habitação e o desafio que é enfrentado diariamente por tantas trabalhadoras, devido à crescente exploração e pressão para trabalhar cada vez mais, recebendo cada vez menos. Este não é problema exclusivo do comércio e serviços, mas infelizmente, transversal a vários sectores.

Um outro problema colocado nesta acção de contactos, prende-se com o facto de milhares de crianças e jovens, serem confrontadas com a perda do abono de família. Os números anunciados falam de cerca de 70 mil crianças que deixam de ter acesso a este, que é um direito universal e que deveria ser garantido pelo Estado.

O MDM tem afirmado que este deve ser um direito universal garantido a todas as crianças e é obrigação do Estado assegurar uma rede pública de apoios directos às famílias, como por exemplo a gratuitidade das creches. Continuam por assegurar os direitos de parentalidade, os direitos das crianças às escolas, creches, tempos livres.

Entre as várias medidas em que o Estado é chamado a intervir, reafirmamos a necessidade de serem valorizadas as carreiras e o aumento dos salários, garantido o direito à igualdade no trabalho e na vida!

Temos mil razões para lutar porque persistem os baixos salários, a violência das relações no trabalho, a falta de resposta do Governo Regional e da República, para resolver a falta de habitação; a falta de transportes e os horários de trabalho compatíveis com os horários das escolas e da família.

Nas iniciativas desenvolvidas pelo Núcleo da Madeira do MDM, temos afirmado que, os direitos das Mulheres não podem esperar, porque temos mil razões para Lutar!"

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a sondagem da Intercampus para o JM e a JMFM?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas