Faleceu o general Lino Miguel, nascido em 1936. O general da Força Aérea foi ministro da República na Madeira, o primeiro a ser destacado. Um cargo que ocupou entre 1976 e 1991. A informação foi transmitida esta manhã aos jornalistas por Ireneu Barreto, representante da República para a RAM.
"Gostaria de transmitir a morte do primeiro ministro da República para a Região Autónoma da Madeira, o general da Força Aérea, Lino Miguel", disse Ireneu.
"O general Lino Miguel foi ministro da República de julho de 1976 a outubro de 1991, praticamente durante 14 anos", lembrou, destacando o seu percurso.
"Foi ministro da República numa época muito importante para a Região. Estávamos no começo da Autonomia, que foi conquistada a pouco e pouco e o general teve um papel fundamental na construção dessa Autonomia na medida em que participava, nessa altura, no Conselho de Ministros em que as leis eram aprovadas", reiterou, aditando a sua "participação ativa no primeiro estatuto político-administrativo da Região".
Endereçando as mais sentidas condolências à família e amigos do General, o representante da República para a Madeira voltou a sublinhar que Lino Miguel deixou uma marca indelével no arquipélago.
"Deixou uma obra notável, aqui, na Região. Interessou-se imenso pelas ligações da Força Aérea Porto Santo - Funchal, e foi um elemento fundamental na consolidação da Autonomia da Madeira", reforçou.
Catarina Gouveia