Está tudo a postos para o início, entre os próximos dias 8 e 12 de setembro, da edição 2021 do Torneio Internacional da Madeira em Squash, prova inserida no Challenger Tour 10 da Associação Profissional de Squash (PSA). Os courts do ginásio Galo Active, no Caniço, preparam-se para voltar a vibrar com o melhor squash do mundo.
A Federação Nacional de Squash (FNS), a Associação de Ténis da Madeira (ATMAD), a Associação Desportiva Galomar (ADG) e o Madeira Squash Clube (MSC) são as entidades responsáveis pela realização, na Região, do melhor torneio de squash do país e um dos melhores e mais acarinhados torneios internacionais da Challenger Tour 10 da Associação Profissional de Squash (PSA), o Torneio Internacional da Madeira.
A edição de 2021 apresenta uma lista de 24 inscritos de grande nível, com diversos jogadores a figurarem dentro do ranking dos 100 melhores jogadores do mundo. Atendendo ao ranking atual, os destaques vão para o inglês Richie Fallows (55.º na hierarquia mundial), o indiano Mahesh Mangaonkar (57.º), o melhor português da história da modalidade, Rui Soares (65.º) e para o jovem egípcio Moustafa El Sirty (67.º).
Apesar de não ser o primeiro cabeça de série do torneio, El Sirty apresenta-se como um dos grandes favoritos à conquista do título, uma vez que estamos perante um jovem que em 2019 esteve presente na final do Campeonato do Mundo de Juniores, algo apenas ao alcance dos grandes talentos.
A sua ascensão na escala mundial tem sido meteórica e apenas o facto de se tratar de um atleta que raramente compete fora do seu país natal, Egipto, o tem impedido de ocupar uma posição bastante mais acima no ranking mundial e mais de acordo com o seu potencial.
A organização do Torneio Internacional da Madeira tem vindo, desde há uns anos a esta parte, a apresentar uma característica diferenciadora dos restantes torneios deste nível realizados um pouco por todo o mundo, apostando na promoção internacional do evento através da presença de uma grande figura do squash mundial, que apadrinha o evento e junta o seu nome à promoção e divulgação do torneio. Um sinal claro do prestígio e da reputação que o TIM detém além-fronteiras.
A edição deste ano será apadrinhada por Simon Rosner, melhor jogador alemão de todos os tempos e que em 2018 chegou a ocupar a 3.ª posição da hierarquia mundial. São muitos os feitos e as conquistas de Simon Rosner, vencedor de 9 torneios na PSA World Tour. O destaque, contudo, terá que ser a conquista, em janeiro de 2018, do Torneio dos Campeões, prova destinada apenas aos melhores jogadores do ranking mundial. Um triunfo em plena Grand Central Station, em Nova Iorque, naquele que é considerado o terceiro evento mais importante do calendário mundial, logo atrás do Campeonato do Mundo e do British Open.
Em paralelo com a disputa do Torneio Internacional da Madeira, será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, um Torneio Nacional de nível 5, em masculinos e femininos, e ainda um Torneio de Juniores. O nível 5 é o mais alto que consta do calendário da Federação Nacional de Squash, pelo que é garantida a presença na Região de alguns dos melhores jogadores e jogadoras portugueses. Para além dos seniores, terá lugar igualmente a realização de um torneio de juniores, estando confirmada a presença dos melhores jovens de todo o país. Estes eventos seriam, só por si, motivo de destaque, pelo que juntando o TIM estamos perante uma semana épica de squash na Região.