A Madeira está hoje sob aviso laranja devido à chuva forte até às 15 horas. Victor Prior, diretor do Observatório Meteorológico do Funchal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referiu ao Jornal que a situação "poderá desagravar", passando à ocorrência de aguaceiros fracos.
Em declarações ao JM, o meteorologista assumiu que o "período mais crítico" já terá passado, ainda que o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, se mantenha, tal como previsto, até às 15 horas.
As previsões indicam a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até amanhã, e para terça-feira, dia 31 de outubro, "bem mais fracos e pontuais." Nos dias seguintes, pelo menos nas regiões costeiras não se prevê precipitação.
Ainda assim, durante esta madrugada os níveis de precipitação atingiram o ‘nível vermelho’ nas serras na Região. Conforme o diretor do Observatório deu conta, nas últimas seis horas, o Pico Alto acumulou 83 litros por metro quadrado.
No Funchal, há o registo de 44 mm, o que corresponde ao nível laranja. Na costa norte, a quantidade de precipitação foi bastante inferior, não chegando a atingir o nível amarelo, com Santana a registar 15 mm e Porto Moniz 16 mm. Na última hora, por exemplo, foram registados 20 mm no Pico Alto.
Quanto às temperaturas, espera-se que a temperatura máxima se situe entre os 24 e 26 graus nos próximos oito dias. Em relação à mínima, as previsões indicam 18 a 20 graus.
Mónica Rodrigues