Mantêm-se alguns dos constrangimentos provocados pelo ataque informático ao sistema do SESARAM, informou há instantes a instituição, numa nota enviada à redação.
De acordo com o comunicado emitido, ainda que o Serviço Regional de Saúde esteja a funcionar, persistem limitações nomeadamente ao nível da realização de algumas consultas, exames e análises clínicas não urgentes.
"Tudo está a ser feito para minimizar os constrangimentos decorrentes do ataque informático de que o SESARAM foi vítima", assegura a instituição, que mais avança que se mantêm as equipas especializadas de informática que têm construído a rede paralela necessária para a recuperação do sistema interno do SESARAM.
"Reiteramos o apelo para que aos utentes que se desloquem às unidades de saúde, por diferentes motivos, se façam acompanhar de toda a informação clínica que disponham na sua posse, nomeadamente relatórios de exames, análises clinicas, medicação, notas de alta. Em caso de uso das aplicações móveis do SNS, solicita-se que seja disponibilizado ao médico o registo móvel, facilitando desta forma a prescrição de medicamentos habituais", pode ler-se ainda.
O Conselho de Administração agradece aos utentes e profissionais a adaptação e reajustamento à nova realidade, que considera será temporária.
Redação