Decorreu, esta tarde, na Blandy’s Wine Lodge, a apresentação pública da edição deste ano da Festa do Vinho Madeira, que entre 25 de agosto e 11 de setembro irá colorir a Região com as tonalidades e os sabores deste produto regional.
A apresentação deste certame, cujo investimento ascendeu a mais 178 mil euros, coube a Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, que garantiu que esta edição contará com algumas novidades, entre as quais o reforço do número de atuações e concertos, que ocorrerão em diversos concelhos da ilha.
"São 22 atuações no Madeira Wine Lounge, mais 15 atuações na Semana Europeia de Folclore e quatro concertos ‘da Vinha ao Lagar’, na Ribeira Brava, na Calheta, na Ponta Delgada e em São Vicente", avançou, denotando que a distribuição da animação cultural por múltiplas localidades corresponde a um esforço de descentralização desta festividade, cuja organização envolve cerca de 1.380 participantes.
A este programa cultural aditam-se ainda momentos como conversas com os produtores regionais de vinho , exposições, masterclasses, o pavilhão de Bordado Madeira e até o Festival de Cocktails com Vinho da Madeira, que promete dar ainda mais sabor a estes dias de certame.
"É também um momento que se quer passar uma informação qualificada do Vinho Madeira. Não é só uma festa para consumir, mas é também uma festa para formar e educar as pessoas acerca do Vinho Madeira", sublinhou o responsável pela tutela.
Acerca deste evento, o governante reiterou ainda que, para além da animação musical que dará vida ao Madeira Wine Lounge, na Praça do Povo, existirá um espaço dedicado à gastronomia, que contará com 12 balcões de produtores regionais.
Eduardo Jesus mais avançou que para a altura em que estará a decorrer esta festividade as perspetivas para a ocupação hoteleira são já aos 90%.
Edna Baptista