O candidato à presidência da câmara de Santa Cruz pela coligação PSD/CDS-PP lamenta que nos últimos 12 anos a câmara não tenha apresentado candidaturas a fundos comunitários para a realização de caminhos agrícolas. Saturnino Sousa critica a opção dos atuais autarcas e salienta que essa opção “revela uma falta de respeito pelos agricultores do concelho”.
O líder da coligação Mais Santa Cruz afirma que a agricultura “é uma atividade que merece ser apoiada e dinamizada”, e vinca que a abertura de caminhos agrícolas em zonas sensíveis, onde faltam acessos para máquinas e automóveis, acaba por ser fundamental para a promoção da agricultura”.
Daí que fica o compromisso de apoiar os agricultores através de caminhos agrícolas, com candidaturas a fundos comunitários, mas também através de apoios ao registo de terrenos, para que os “agricultores possam, também, individualmente, candidatar-se às ajudas para a criação de caminhos de acesso às suas produções”.
Saturnino Sousa destaca que o concelho de Santa Cruz está a crescer e precisa de uma agricultura forte e robusta, que seja capaz de atender à crescente procura que se tem registado nos supermercados, na hotelaria e na restauração. Refere, por isso, que o apoio camarário aos agricultores e ao desenvolvimento do setor primário é fundamental para atender ao aumento da procura.