O SESARAM informou, em comunicado, que na sequência dos trabalhos de restabelecimento do sistema informático, a maioria dos serviços clínicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Hospital dos Marmeleiros e Centros de Saúde tem já acesso à PEM, Prescrição Eletrónica Médica, através da intranet.
Recorda a mesma fonte que desde o ataque informático, a 6 de agosto, e após contato com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) foi restabelecido o acesso à PEM aos profissionais de saúde do SESARAM via aplicação e/ou via browser da internet.
Com os avanços já alcançados pela equipa informática do SESARAM, neste momento já é também possível ter acesso à PEM nas condições que habitualmente eram utilizadas pelos médicos do SESARAM.
"Está funcionalidade disponibilizada na maioria dos serviços clínicos e centros de saúde, permite prescrever novos medicamentos e ter acesso ao histórico da medicação do utente", acrescenta a mesma fonte, que refere ainda que os trabalhos de recuperação no SESARAM pós ciberataque vão continuar nos próximos dias.
"Aos utentes e profissionais o agradecimento do Conselho de Administração do SESARAM pela colaboração", conclui.
Catarina Gouveia