MADEIRA Meteorologia

Madrugada de intensa trovoada na Madeira (com vídeo)

Data de publicação
16 Janeiro 2024
11:18

2.723 descargas elétricas foram registadas durante esta noite num raio de 100 quilómetros, levantando da cama muitos dos que dormiam profundamente.

Entre as 3 horas e as 4 horas da madrugada, registou-se o maior número de descargas, assinaladas, sobretudo, na parte Oeste, conforme declarações ao JM do representante do Instituto Português do Mar e da Atmosfera na Madeira, Victor Prior.

Um vídeo do IPMA sinaliza a incidência das descargas elétricas registadas na Madeira. A sinalização azul identifica as que atingiram o solo, a vermelha as que transitaram entre as nuvens.

Aquele responsável referiu ainda, que entre o Funchal e o Caniçal, das 5 às 7 horas da manhã, foram assinalados mil raios. Quanto a rajadas, em declarações ao JM, Victor Prior referiu que há menos de uma hora, as maiores registaram-se no Areeiro (127km/h), outra de 95 km/h no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, uma de 90 km/h no Pico Alto e de 70 km/h no Porto Santo.

No que toca a precipitação, onde choveu em maior quantidade foi, sem dúvida, no Porto Moniz. Entre as 0 horas e as 5 da manhã, foram registados 30 mm, sendo que 11mm ocorreram em 10 minutos. São Vicente surge logo a seguir na quantidade de precipitação assinalada esta noite, com 21,5 mm entre as 0 horas e as 5 horas da manhã. Em dez minutos, assinalaram-se 4,9 mm.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas