O auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira acolheu, esta manhã, uma iniciativa sobre 'Bem-estar Psicológico no Sistema de Proteção', juntando as várias Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). Uma oportundiade que serviu também para apresentar um estudo internacional que será realizado pela Região e que deverá ter início ainda este ano.
A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania adiantou que o estudo será liderado por uma equipa regional e que visa "proceder a um diagnóstico, para conhecer melhor as causas e o próprio problema, para melhor intervir".
"A proteção das nossas crianças e dos nossos jovens é um trabalho em que não podemos dizer, em nenhum momento, que podíamos ter feito mais. A cada momento, temos de garantir que estamos a fazer o nosso melhor", afirmou Rita Andrade, salientando a partilha de conhecimentos e reforço da interligação em rede.
Por outro lado, a secretária regional apontou ainda à capacitação dos profissionais, "já que as questões de saúde mental e bem-estar psicológico de crianças e jovens por vezes desgastam muito também os técnicos e podem levar a situações de burnout".
Marco Milho