MADEIRA Meteorologia

'Madeira' mostra a resposta médica a incidentes graves em curso MRMI em Cascais (com fotos)

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Outubro 2023
16:47

O curso prolonga-se até domingo e é frequentado por 140 agentes de proteção civil, incluindo membros da Comissão Municipal de Proteção Civil de Cascais.

Uma equipa de formadores do Madeira Internacional Disaster Training Center (MIDTC), que é considerada uma das melhores do Mundo, está realizar e ministrar o 28.º Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI), em cascais, com apoio dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

A formação é certificada por entidades internacionais e ainda pelo Board Europeu do MRMI, que envolve vários países. Em Portugal, o MRMI chegou por meio de um grupo de médicos do Serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça liderados por Pedro Ramos, o atual Secretário Regional da Saúde e da Proteção Civil. Neste momento, o líder deste projeto em Portugal é Luís Vale, outro médico ligado ao SESARAM. A cerimónia de abertura foi esta manhã e contou com uma declaração, em vídeo, de Pedro Ramos, secretario regional da Saúde e Proteção Civil.

O Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI) destina-se aos profissionais das diferentes células de intervenção, face a grandes incidentes com multivítimas, nomeadamente bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, serviços municipais de proteção civil, forças militares e de segurança, polícia judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, psicólogos, sociólogos, entre outros.

Já foram realizados 27 cursos MRMI, a maioria aconteceu na Madeira, mas a formação chegou a cerca de 3500 formandos das mais diversas áreas de agentes de Proteção Civil, nomeadamente, em Cascais, Oliveira de Azeméis, Viana do Castelo, Açores, Aveiro, Matosinhos, Almada, Portimão e Lisboa.

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas