O Governo Regional transferiu, no final de agosto, 978 mil euros, no âmbito do POSEI - Apoio às Produções Locais (POSEI-APL), com o objetivo de minimizar os constrangimentos estruturais e económicos que resultam da condição ultraperiférica da Região Autónoma da Madeira.
Foram apoiados os setores da transformação da cana-de-açúcar, da transformação do leite, da produção de carne bovina, da vaca aleitante e da produção de uva em Região Determinada.
De salientar que esta transferência financeira foi suportada na íntegra por verbas provenientes do Orçamento Regional da RAM, dado que o valor transferido pela União Europeia não é suficiente para garantir o pagamento total dos pedidos de ajuda às diversas medidas de apoio à agricultura regional disponíveis no POSEI-APL.
Nos pagamentos direcionados para a produção vegetal, destacam-se os 440 mil euros pagos aos viticultores de uva em Região Determinada, que beneficiaram 863 produtores. De referir que o valor é calculado por quilograma de uva transformada e é diferenciado por casta.
No sector pecuário, por sua vez, sobressai o apoio ao abate de bovinos, com um valor transferido de 516 mil euros, que visa compensar o custo adicional da produção de carne regional, e que abrangeu o abate de 3 068 animais.