MADEIRA Meteorologia

Madeira representada por 7 empresas na Bélgica

Data de publicação
16 Maio 2025
15:12

Durante dois dias, 16 e 17 de maio, a Madeira está em destaque na capital belga. Através da Secretaria Regional de Economia, a Invest Madeira leva sete empresas regionais participarem no evento “Portugal Live it!”, promovido pela Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa, com o objetivo de mostrar ao mundo que Portugal — e em particular a Madeira — é muito mais do que um belo destino turístico. É também um lugar fértil para investir, viver e criar projetos com ambição internacional. Na edição de 2025, a Madeira assume um papel de protagonista, como Região convidada, e principal patrocinadora do evento, que decorre no prestigiado Press Club Brussels Europe.

A presença madeirense quer deixar marca, e os números falam por si. O setor imobiliário regional, por exemplo, continua a crescer a bom ritmo: em 2024, registou um aumento de 12,6%, atingindo um valor médio de 3.251 euros por metro quadrado.

O interesse vem sobretudo de fora, com a Alemanha e o Reino Unido a liderarem as pesquisas – em conjunto, representam 42,5% das pesquisas internacionais. Pela primeira vez, as avaliações bancárias superaram a barreira dos 2.000 euros/m², atingindo os 2.010 euros em outubro de 2024.

Para Filipa Ferreira, diretora executiva da Invest Madeira, estes dados são inequívocos, confirmando a atratividade do mercado regional para relocalização e investimento estrangeiro.”

Neste certame internacional, o setor imobiliário madeirense está representado por quatro marcas: KW – Área Madeira, Century 21 – Garden, Future Real Estate e Savoy Investimentos. Mas a presença regional vai além deste segmento. A consultoria empresarial também marca pontos, com a participação da Valor Solutions, enquanto a Bordal – Bordados da Madeira leva até Bruxelas o encanto da cultura e do artesanato tradicional, que continua a conquistar mercados e a afirmar-se como símbolo identitário da Madeira. “É um património com elevado potencial de valorização internacional”, conforme sublinha Filipa Ferreira.

Já o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) participa como uma das principais âncoras na atração de investimento, apresentando-se como “um instrumento com regime fiscal competitivo e enquadramento europeu”, com provas dadas na captação de empresas globais. O programa do “Portugal Live it!” combina apresentações institucionais e empresariais com momentos de networking entre empresários, investidores e decisores europeus. O evento termina com a realização do Portugal Cup 2025 — um torneio de golfe no elegante Château de la Bawette, onde, num ambiente mais descontraído, as relações se fortalecem.

A Invest Madeira destaca a importância estratégica da presença regional neste tipo de iniciativas, que, assegura Filipa Ferreira, são “uma oportunidade notável para afirmar os nossos produtos e projetos junto de um público altamente qualificado”. Uma missão que se insere na estratégia do Governo Regional para reforçar a internacionalização e captar investimento estrangeiro direto.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas