O secretário regional de Economia realçou, esta quinta-feira, que 2025 foi “o melhor ano de sempre” para o setor dos cruzeiros no porto do Funchal.
Numa conferência de imprensa em que foi feito um balanço da operação portuária relacionada com o turismo de cruzeiros, José Manuel Rodrigues destacou que mais de um milhão de pessoas (1.024.442) chegaram à Madeira a bordo de navios de cruzeiro, com um “movimento recorde de quase 750 mil passageiros”, resultando num crescimento de quase 2,5% em relação ao ano anterior.
Já em relação ao número de escalas, houve um crescimento de 4,74%, fruto de 331 escalas efetuadas em 2025. Número que, apontou, poderia ter sido ainda maior, caso o mau tempo que afetou a Região em novembro e em dezembro não tivesse levado ao cancelamento de algumas escalas.
O governante salientou também que, tendo por base um estudo da ACIF, que indica um gasto média de 61,40 euros de cada passageiro ou tripulante, “o setor dos cruzeiros representou 62,9 milhões de euros para a economia regional”.