No passado domingo, o aeroporto da Madeira teve como destino o primeiro voo da nova rota operada pela airBaltic, que liga Tallinn, a capital da Estónia, à região. Esta nova rota terá uma duração até março de 2026 e a irá contar com uma regularidade semanal, decorrendo aos domingos.
Karen Strougo, chief comercial officer da ANA|VINCI Airports, salienta que esta nova rota que liga a Madeira a Tallinn “representa um marco importante no reforço da conectividade entre Portugal e a região Báltica”. Referindo ainda que esta ligação vem ampliar a oferta de inverno e que irá permitir “um acesso mais cómodo ao lindo arquipélago da Madeira”.
Mantas Vrubliauskas, vice-presidente de gestão de rede da airBaltic, por sua vez mostrou-se satisfeito por “reforçar a conectividade entre Portugal e os Estados Bálticos”, onde diz ter havido “um crescimento significativo da procura turística em ambos os sentidos”. Especificamente sobre a nova ligação entende que irá fazer “impulsionar o turismo para a Madeira”, apontando que a ilha é cada vez mais um destino procurado pelos viajantes da Estónia, e ainda por outro lado irá “oferece aos passageiros madeirenses a oportunidade de descobrir a Estónia”.
A rota Funchal – Tallinn, será a sexta ligação direta da airBaltic ao nosso país, a segunda para a madeira, e terá uma duração de sis horas, numa viagem realizada nos aviões Airbus A220-300.