A Região tem-se afirmado como polo de inovação no setor agroalimentar, unindo tecnologia, sustentabilidade e valorização de produtos regionais.
O encontro internacional organizado pela startup Madeira, com o apoio da União Europeia, reuniu cerca de 80 participantes, incluindo startups, empresas de restauração, universidades e centros tecnológicos, esta tarde no Pestana CR7.
Amparo San José, Chefe de Rede e Desenvolvimento de Negócios do EIT Food, destacou a importância da inovação para a produtividade e sustentabilidade: “É possível unir inovação com alimentação e tecnologia. Para reduzir as emissões, também é importante cuidar da biodiversidade do solo. Trabalhamos com startups e empresas que desenvolvem soluções de agricultura de precisão para reduzir fertilizantes, consumo de água e aumentar a produtividade.”
O evento Awareness Racing visa promover networking em troca de experiências no setor. “Na inovação e no empreendedorismo, sempre há algo interessante que se pode aprender sobre como crescer mais rápido, expandir internacionalmente e conseguir financiamento”, acrescentou San José.
Para o secretário regional da Economia José Manuel Rodrigues, a iniciativa valoriza os produtos regionais e reforça a Madeira como destino gastronómico: “Queremos fazer da Madeira um destino gastronómico internacional, baseado nos produtos cultivados pelos nossos agricultores, pescados pelos nossos pescadores ou transformados pelas empresas regionais.”
Nuno Fernandes, fundador da plataforma DIG-IN, explicou como a tecnologia ajuda restaurantes a melhorar a gestão: “Analisamos mais de 82 mil restaurantes e ajudamos a melhorar práticas digitais, entender margens e identificar oportunidades de mercado. Hoje, cada vez mais, restaurantes percebem que precisam de dados para tomar decisões corretas”.