Decorreu na Madeira, entre os dias 22 e 29 de outubro, a segunda interação de cooperação bilateral entre Portugal e Espanha, aprovada na “LXVIII Reunião dos Estados-Maiores Peninsulares”, no âmbito das operações com Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANT).
O exercício foi desenvolvido entre o núcleo de iniciação à operação e experimentação de sistemas aéreos não tripulados do Comando Operacional da Madeira (COM) e a Brigada Canárias XVI, das Forças Armadas espanholas.
Cinco militares provenientes das Ilhas Canárias participaram num programa de treino conjunto, que teve como principal objetivo a partilha de experiências e conhecimentos sobre a doutrina de emprego destes sistemas em operações militares. No âmbito da iniciativa, foram planeadas duas operações combinadas, envolvendo a integração de SANT de asa fixa e de asa rotativa.
Durante a interação, as equipas de operadores tiveram oportunidade de contactar com diferentes plataformas aéreas e experimentar as especificidades de cada uma, com vista ao aperfeiçoamento das técnicas, táticas e procedimentos na operação destes sistemas. O exercício permitiu ainda reforçar a cooperação e o estreitamento das relações militares entre Portugal e Espanha.