O concelho de Machico esteve representado no Seminário Nacional Eco-Escolas 2026, que decorreu entre os dias 22 e 25 de janeiro, em Guimarães, Capital Verde Europeia, com várias instituições locais distinguidas pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2024/2025.
Segundo nota da Câmara Municipal de Machico, a EB1/PE/C de Água de Pena e o Centro de Convívio Idoso Ativo da Casa do Povo de Água de Pena receberam um certificado de excelência. Já a EB/PE do Porto da Cruz e a Academia Sénior da Ribeira Seca foram agraciadas com um certificado de qualidade, em reconhecimento pelas boas práticas ambientais e educativas implementadas ao longo do último ano letivo.
A autarquia destaca ainda que, através do seu apoio, foi possível assegurar a deslocação da EB1/PE/C de Água de Pena e do Centro de Dia do Caniçal até Guimarães, permitindo a participação neste momento de aprendizagem e partilha de conhecimento. O Centro de Dia Idoso Ativo da Casa do Povo de Água de Pena marcou igualmente presença no encontro.
Em representação da Câmara Municipal de Machico estiveram o vereador Alberto Olim e o coordenador concelhio do programa Eco-Escolas, Cláudio Nóbrega.