A valorização da cultura, do património e da história são aspetos que a candidatura ‘Machico com Futuro’ pretende reforçar no município, conforme adiantou a candidatura da coligação PSD/CDS, num comunicado enviado às redações.
Uma preocupação que será efetivada com medidas distintas, mas complementares, das quais se destaca o aumento dos apoios destinados a associações culturais, a disponibilização de espaços municipais para eventos, a elaboração de um calendário anual de eventos e a criação de novos, assim como a aposta em novos espaços museológicos e rotas que realcem a identidade e história de Machico, indicou a candidatura, na mesma nota.
“Não podemos esquecer que a história da Madeira teve início no nosso concelho e essa é uma característica que nos distingue e que deve ser reforçada, a par das nossa cultura e tradições, seja ao nível gastronómico, popular ou religioso”, afirma Luís Ferreira, no dia em que se celebra a maior festividade do concelho, a Festa do Senhor dos Milagres.
O candidato à Câmara Municipal de Machico lembra que este é um evento que atrai multidões e que está associado a um acontecimento histórico, a aluvião de 1803, mas também a um certo misticismo, que envolve a comunidade piscatória, uma atividade que está também na origem de outras grandes festas do concelho, como os Fachos e a Nossa Senhora da Piedade. Neste contexto, a reposição do feriado municipal para 9 de outubro e a criação do Museu de Homenagem ao Pescador são duas das medidas defendidas pela coligação.
“Temos de olhar para o futuro sem esquecer o nosso passado e aquilo que nos define enquanto povo, reforçando o sentido de pertença e de comunidade através da valorização do nosso património, edificado e imaterial, e da nossa História”, afirma Luís Ferreira.