A candidatura do Livre às Eleições Regionais, esteve reunida na passada semana com os Bombeiros Voluntários Madeirenses, revelou hoje o partido em comunicado, explicando tratar-se de uma forma de "se inteirar do seu trabalho, bem como das condições e necessidades dos mesmos no desempenho das suas funções".
"A clarificação dos estatutos da categoria de bombeiro deve ser um dos pontos de ordem, visto haver conversações durante quase dois anos e nada de concreto até agora fora decidido", pode ler-se na nota enviada pelo partido às redações. "O Livre defende um tratamento igualitário entre os sapadores e voluntários, dotando ambos de um orçamento capaz de suprir as necessidades, mas também na aquisição de material e recursos humanos, necessários para o desempenho das suas funções."
Lembrando "os incêndios, o 20 de fevereiro de 2010, entre outras situações mais comuns do dia-a-dia", o Livre considera que "a Região deve estar bem preparada para responder a tais eventos que possam ocorrer num curto espaço de tempo". "Por isso, para efetuar de uma forma eficaz esse trabalho, não podemos continuar a orçamentar apenas para a gestão corrente", adianta.
O partido realça que "esta área, como em tantas outras em que as pessoas não são valorizadas de uma forma justa, o Livre considera que a mentalidade deve ser outra, pois todos/as são importantes para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e equitativa".
Marco Milho