A Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, S. A. (SMD) abriu concurso público para celebração de contrato de "Empreitada de Reabilitação do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos", nos termos e condições constantes das peças do procedimento e melhor descrito no Caderno de Encargos.
O contrato terá um prazo de execução de 9 (nove) meses e o preço base do procedimento é de 495.596,02€ (quatrocentos e noventa e cinco mil, quinhentos e noventa e seis euros e dois cêntimos), acrescidos do IVA à taxa legal em vigor. O adjudicatário deverá prestar caução em montante correspondente a 2% do valor contratual.
As peças do concurso encontram-se disponíveis para consulta no site www.sociedadesdesenvolvimento.com e na SMD, no escritório na Avenida Zarco, Edifício do Governo Regional, 3.º Andar, Funchal. O fornecimento das peças do concurso, apresentação dos pedidos de participação e apresentação das propostas será através da plataforma eletrónica https://www.acingov.pt. As propostas deverão ser apresentadas até às 17h00 do dia 07 de julho de 2023.
O anúncio do procedimento n.º 10001/2023, foi publicado no Diário da República n.º 116, II Série, Parte L - Contratos Públicos, de 16 de junho de 2023.
"Esta reabilitação de um espaço cultural com várias valências no centro do Estreito de Câmara de Lobos é considerada uma prioridade, de modo a melhorar e dignificar os espaços, que inclusive possuem vários eventos culturais no auditório e biblioteca", esclarece a presidente da SMD, Nivalda Gonçalves, em nota enviada à imprensa.
No âmbito desta empreitada estão previstos trabalhos de caráter estrutural, nomeadamente a substituição integral da impermeabilização da cobertura e praça exterior, bem como a retificação de pendentes e substituição de caleiras.
Considerando tratar-se de um edifício "com grande valor para o meio onde está inserido", o objetivo da SMD passa por preservar as caraterísticas gerais do edifício e materiais implementados aquando da sua construção.
No interior do edifício serão executados trabalhos de recuperação de revestimentos de paredes, tetos e pavimentos em áreas afetadas pelas infiltrações, substituição de vãos envidraçados com anomalias, verificação das instalações elétricas e operacionalização do sistema de AVAC. Já no exterior, os trabalhos visam a recuperação e substituição parcial da estrutura de sombreamento do edifício, recuperação do mobiliário urbano, substituição de vãos envidraçados com anomalias e instalação de tubos de queda para recolha de águas pluviais na cobertura.