Pedro Ramos, secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, em viagem, nos Estados Unidos, acompanha o ataque informático ao SESARAM e explica ao JM o que está a ser feito.
"O SESARAM de imediato reuniu com todas as suas direções técnicas e com os diretores de serviço. Tem estado a acompanhar a situação", começou por adiantar o titular da pasta da Saúde, em declarações ao Jornal.
O governante está nos Estados Unidos, onde participou na grande Festa do Santíssimo Sacramento, em New Bedford, em representação do Governo da Madeira. Porém, tem acompanhado o que está a ser feito para ultrapassar o problema que obrigou a fazer vários cancelamentos de serviços programados para esta manhã por ausência de sistema informático.
Pedro Ramos destaca o contacto estabelecido com o Hospital Garcia da Horta (Almada), que "já passou pela mesma situação", assim como as conversações com a Microsoft e com o departamento de ciberataque do Governo Regional da Madeira.
"Lamentamos que, de facto, ainda haja empresas que se dediquem a este tipo de atos que devem ser sempre criminalizados e devem ter as suas penalizações", apontou.
O governante lembrou ainda que o Serviço Regional de Saúde atualizará a informação esta segunda-feira, pelas 12h00, através de uma conferência de imprensa na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Recorde-se que o SESARAM foi, este domingo, alvo de um ciberataque que tem vindo a perturbar o normal funcionamento do Serviço.
Bruna Nóbrega