MADEIRA Meteorologia

Laboratório vivo permite melhorar capacidades físicas e cognitivas de utentes do centro de inclusão social da Madeira (com vídeo)

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
10 Janeiro 2024
11:24

O presidente do Governo regional visitou, esta manhã, o Centro de inclusão Social da Madeira, que passou a ter, desde o final do ano passado, um laboratório vivo para o desenvolvimento de projetos de realidade virtual destinados às pessoas com mobilidade reduzida, e perda de capacidades cognitivas, por exemplo.

Na ocasião, foi apresentado um simulador virtual que permite ‘percorrer uma levada, por exemplo’, e um outro que ajuda utentes com ações do dia a dia como ir a um supermercado ou levantar dinheiro no multibanco.

Há ainda um projeto que permite aos utentes com problemas de memoria ou dificuldades motoras em executar tarefas que promovem a motricidade fina, a memória e atenção, entre outras. São projetos desenvolvidos pela Arditi e que serão importantes para a saúde física e mental dos utentes, e que contarão com um incremento orçamental por parte do governo regional para o desenvolvimento do software necessário, o que será em regime de outsourcing.

O laboratório foi inaugurado no dia 19 de dezembro e representa um investimento de 34 mil euros

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas